readysetgo-logo
Portuguese English

Porto

Capital da Cultura

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6


    Porto é uma cidade encantadora situada nas encostas do rio Douro, a segunda maior cidade de Portugal, classificada pela UNESCO como Património Mundial, tendo sido a Capital Europeia da Cultura em 2001.
    É a cidade que deu o nome a Portugal – inicialmente designada Portus Cale – conhecida atualmente como a Cidade Invicta ou a Capital do Norte.
    Embora muito industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atrações antigas e contemporâneas, sendo caracterizada pelos belos monumentos e edifícios históricos e o encantador rio Douro que acompanha a cidade.
    Devido ao seu enorme crescimento populacional, económico e industrial, ao longo dos tempos sentiu-se sempre a necessidade de criar travessias entre as duas margens do Douro para a circulação de bens e mercadorias, o que levou à construção de 6 magníficas pontes, que poderá apreciar nos famosos passeios de barco, das mais antigas às mais modernas.
    Na margem de Vila Nova de Gaia ressaltam as vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto. São, sem dúvida, uma importante atração turística, podendo os visitantes escolher entre as mais de 50 caves à beira-rio para descobrir as dezenas de variedades deste vinho doce fortificado e produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro – Vinho do Porto – mundialmente conhecido.
    É, assim, uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, pelo seu centro histórico, pela sua gastronomia, também pela sua principal equipa de futebol (o Futebol Clube do Porto), e ainda pela sua principal universidade pública (Universidade do Porto), colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa.
    Venha disfrutar da cultura desta cidade num tour a não perder!



    Locais a visitar

    • No centro histórico poderá visitar a imponente Sé Catedral, concluída no Sec. XIII e onde encontramos a bela Capela Baptismal, e a famosa Torre dos Clérigos, construída em 1763, que domina o centro antigo da cidade, sendo a mais alta do género no país, e de onde os visitantes podem admirar as belas vistas, após a subida de 225 degraus.
    • Na cidade do Porto encontramos também as raízes judaicas mais antigas e consistentes dos portugueses, através de uma herança milenar que se impõe com a maior Sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa – a Sinagoga Kadoorie - edificada em 1938.
    • Conheça ainda o Palácio da Bolsa construído no sec. XIX, que exibe uma imponente fachada neoclássica e tem como principal atração o Salão Árabe.
    • No lado mais contemporâneo da cidade, poderá visitar a Casa da Música, moderna e dinâmica casa de concertos dedicada à criação e celebração da música e projetada para o evento Porto Capital Europeia, com visitas guiadas, restaurantes e bares onde poderá descontrair, e ainda o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, rodeado por vastos jardins, que dispõe de uma notável coleção de obras nacionais e internacionais posteriores a 1960, onde também são organizados diversos eventos culturais.

    turismo logos
    RNAAT n.º 152/2016