readysetgo-logo
Portuguese English

Serra da Estrela

  • 2
  • 1
  • 6
  • 3
  • 4
  • 5



    A Serra da Estrela representa a cordilheira mais alta de Portugal continental, atingindo a Torre uma altitude de 1993 metros.
    A beleza da paisagem, a abundância da água, por contraponto com a raridade da fauna e da flora, fizeram com que esta área com mais de 100.000 hectares merecesse a classificação de Parque Natural, sendo a maior área protegida em Portugal.
    Na Serra, a paisagem varia consoante a altitude; desde as encostas mais baixas cobertas de pastos verdes e onde domina a agricultura, até às encostas mais altas e escarpas agrestes com pouquíssima vegetação, mas que oferecem vistas espetaculares de vales glaciares, lagoas e impressionantes formações de rocha granítica. Tudo depende do quão alto está disposto a subir…
    A Serra da Estrela oferece uma grande variedade de atividades, visitas a aldeias históricas, delícias gastronómicas e uma enorme diversidade de paisagens que deliciam qualquer um. Pode fazer montanhismo, caminhada, bicicleta de montanha, parapente ou esqui na Torre no inverno, sendo um local ótimo para explorar trilhas que cobrem todo o Parque. É também aqui que se encontra o maior glaciar da Europa, o vale glaciar do Zêzere, com 13 km de comprimento, rios, quedas de água, riachos, fontes e lagoas.
    É o local ideal para encontrar vida selvagem, como raposas, lebres, lontras, toupeiras e quiçá alguns lobos, para além dos típicos rebanhos de ovelhas e cabras, guardados pelos famosos cães Serra da Estrela.
    Sendo um local que ainda vive muito do pasto das ovelhas, é comum encontrar os tradicionais pastores, cujo sustento se baseia no fabrico e venda do famoso queijo da serra, a lã das ovelhas, as carnes fumadas e os chouriços, que tem mesmo de experimentar.
    A Serra da Estrela é, assim, palco privilegiado para um novo conceito de turismo – Turismo da Natureza. Com ou sem neve, de verão ou de inverno, este é sem dúvida um tour a não perder!



    Locais a visitar

    • Neste Tour é inevitável a subida à Torre da Serra da Estrela, onde no inverno poderá deliciar-se com a neve e pistas de esqui, e no verão apreciar as paisagens e aproveitar para andar no teleférico ou comprar queijos e outros produtos típicos da serra.
    • Em Seia, concelho a que pertence a Serra da Estrela, encontra ainda vários museus que pode visitar, onde destacamos o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Eletricidade e ainda o famoso Museu do Pão, um dos maiores museus do pão de todo o mundo!
    • Pode ainda visitar as Aldeias de Montanha (Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Sabugueiro, etc.) e quiçá pernoitar numa destas casas de pedra tão rústicas e características da zona.
    • No verão aproveite para disfrutar das famosas praias fluviais da região, de que são exemplo a praia de Sandomil e a praia de Vila Cova.

    turismo logos
    RNAAT n.º 152/2016